sexta-feira, novembro 10, 2006

Uma questão de respeito

Sou sempre criticado por fazer questão de argumentar em discordâncias, e por esperar o mesmo em contrapartida. Já fui chamado de arrogante, prepotente, etc, etc. Mas, argumentar não é exatamente uma forma de demonstrar que você respeita a opinião da outra parte como igual, e explicitar que você mesmo se sente na necessidade de apresentar corretamente suas colocações, porque reconhece na outra pessoa o mesmo valor que em você mesmo? Alguém argumenta porque sabe que a sua opinião não será mais válida que a alheia, senão quando estiver embasada em argumentos que justifiquem a contrariedade de posições.

O que as pessoas entendem por democracia, quando iniciam discussões comigo, é: “A minha idéia é a correta, e eu bato o pé por ela”. Mas, por quê? “Porque a minha idéia é a correta, e eu bato o pé por ela”. Isso não é nada democrático, bem verdade que é quase o oposto: autocrático. A democrática exige discussão, argumentação, apresentação de pontos e contrapontos. Sem isto, nós soltamos Barrabás e crucificamos Jesus.

p.s. - Bem, Papai queria, e eu sabia que deveria ter prestado Direito. Ai, ai, uma hora o saco não agüenta...

Um comentário:

Anônimo disse...

Uma coisa eu te digo, já aprendi muitas coisas com você quando em algumas vezes, discordamos de algo...Acredito que mesmo que você continue defendendo seu ponto de vista, ver o outro lado é sempre produtivo.