terça-feira, novembro 28, 2006

Primus Inter Pares

O verdadeiro conceito do mérito humano, no qual todos possuem um dizer, e todos possuem o igual valor, mas onde a sabedoria e as qualidades tomam lugar e assumem um degrau maior de respeito. Respeito conquistado.

A admiração afoga o ego, e forma um grupo de seguidores, não apenas do indivíduo, mas do ideal que ele representa apenas em ser quem é. Seguidores que não são seguidores, mas partes iguais de um mesmo grupo. As capacidades são niveladas para cima, e todos se aproximam de seu verdadeiro potencial. Todos se tornam arquitetos de grandes conquistas. É essa unidade que cria cidades, que ergue impérios, que traz paz e prosperidade para um grupo, qualquer seja ele.


Mas, para que o primeiro exista, eles todos devem ser iguais. Iguais não em capacidade, mas em caráter, e devem dividir um mesmo ideal. Nossa história não nos mostra muitos desses momentos, o que sempre deixa para trás ceticismos quando estamos frente a frente com essa capacidade. Aprendemos a não confiar em líderes, e também naqueles que nos cercam, por próximos que sejam, e nossa suspeita nos fez desiguais.

Estamos em constante revolução, e todos estão tentando assumir o poder.

Nenhum comentário: