quinta-feira, julho 05, 2007

Exterminador do Futuro

Exterminador do Futuro: Um pouco sobre a I.A.

Hoje, a tecnologia que possuímos apenas é capaz de anunciar seu possível alcance futuro, e as maiores mentes do homem não conseguem mais acompanhar a capacidade das máquinas de calcular em um quase instante as milhares de possibilidades que se apresentam como resposta a determinados cenários (como no xadrez, contra os computadores, que hoje não possuem mais rival de carne e osso). Hoje, em muita devido a obras de ficção científica, nós já conhecemos o perigo da Inteligência Artificial.

Diferentemente do que ocorre em filmes ou livros, porém, provavelmente nenhum de nós sequer será capaz de compreender as táticas e estratégias empregadas por nossos arquiinimigos. A capacidade de processamento de informação, a capacidade de acúmulo de informação, imediatamente acessável com uma única vontade da entidade. A integração e o cruzamento de conhecimentos avançados de ciências como a Biologia, a Química e a Física Molecular, possibilitando avanços exponenciais nas mais diversas áreas do conhecimento humano.

Conhecimento humano que não será mais humano, pois, afinal, a capacidade intelectual que será necessária para a compreensão dessas evoluções está além do tradicional potencial humano. Ou seja, se conhecimento é poder, as máquinas o teriam por completo, e mal saberíamos como isso ocorreu. Por outro lado, teríamos também, até lá, dominado muitos mistérios na neurologia e sobre a genética. Então, teremos que ver, né...

Nenhum comentário: