quinta-feira, julho 26, 2007

Ateísmo

Escondidos por detrás de uma máscara de pretensa superioridade intelectual, e se protegendo com um escudo chamado “Ciência”, eles negam os valores da mesma.

A Ciência não é uma verdade, a ciência é um método, o método do raciocínio inquisitivo. Supor que se é o detentor das respostas, quaisquer sejam elas, é ser contrário ao método científico: que, mesmo tendo chegado a essas conclusões há muito tempo atrás, ainda estuda se o sol é mesmo o centro da órbita dos planetas do nosso sistema.

Não existem axiomas. A realidade é, sim, mais estranha que a ficção, e cheia de lacunas sem explicação. Eu imagino se não são os cientistas ateus, que posicionam como pretensos pilares do avanço do pensamento humano, aqueles que temem a outra opção: a existência de algo superior à razão.

A arrogância de alguns poucos, homens de fé ou ciência, criou a cisão e a discussão não mais dialética de uma das questões mais interessantes, se não a mais, de toda a filosofia. Cada lado acusa o oposto de não estar aberto ao diálogo.

Bem, quase sempre, os defeitos que nós enxergamos nos outros...

Um comentário:

Anônimo disse...

É difícil separar o que sabemos do que simplesmente repetimos por hábito ou comodidade.

A maioria de nós, seres humanos, escolhe suas verdades de maneira a acolher o que sente. Procuramos evidências e as enxergamos na medida em que conseguimos interpretar os fatos a nosso favor.

Acho que a ciência é uma questão de fé... mas não tenho provas disso.

rs

bjocas,