segunda-feira, julho 23, 2007

AEF (Anticipation, Expectation, Frustration)

As pessoas pensam demais.

Não é tanto uma crítica, como pode ter parecido, pois sou totalmente favorável à constante reflexão. Na verdade, é apenas uma observação, e nem teria como apontar como um defeito algo que é inato no ser humano, não sem com isso considerar o próprio ser humano como errado. O que quero dizer é que as pessoas tentam prever as coisas. Imaginam como elas serão, fazem suas suposições, previsões.

Esse traço, também responsável por grandes qualidades como a esperança, acaba, na imensa maioria das vezes, envenenando experiências que, caso contrário, seriam normalmente bem aproveitadas, e bem proveitosas. Em poucas linhas gerais, a origem da sigla vem da idéia de que as pessoas “Antecipam” os eventos, fazendo seus planejamentos a respeito de algo ainda desconhecido. Depois, criam “Expectativas” sobre sucessos ou emoções envolvidas nessas situações imaginárias. Então, como a realidade raras vezes é equivalente às expectativas, as pessoas se “Frustram”, ficando chateadas, até mesmo magoadas.

Diversas empresas operam sob a compreensão deste funcionamento da psique humana, tentando evitar ao máximo as promessas que não serão capazes de cumprir, para não alimentar a já fértil imaginação de seus consumidores.

Não vou me alongar. Cada um sabe, já agora, de momentos em que sentiu isto na pele. Melhor que cada um pense no assunto. (Mas, não demais, é claro, senão entraremos em um círculo vicioso).

Um comentário:

Anônimo disse...

Fábio, acho que este eh um dos posts que deveria estar sempre em destaque, porque todos sabem como eh criar expectativas, pensar em milhares de coisas e esquecer de manter o coração e a mente abertos para o que ha de melhor, a simplicidade das palavras, dos sentimentos e das intençoes

Abraços, keep writing