quarta-feira, abril 02, 2008

Trade-off

Decidir sempre é abrir mão de alguma outra possibilidade. Cada ação é uma decisão, pequena ou grande, simples ou complexa, parcial ou completa. Cada ação uma troca.

Por exemplo: Direcionar recursos para ajudar os necessitados atrasa o desenvolvimento econômico. Mas, permite que você possa dizer às suas crianças que a vida das pessoas não tem preço, e não estar exagerando ou falseando a verdade.

Se você quer o sucesso, terá que abrir mão do seu tempo livre, terá que investi-lo em preparação.

Se você quer a fama, abrirá mão de muito da sua privacidade.

Tudo é um investimento: de tempo, de dinheiro, mesmo de amor.

Até a leitura deste texto, separando um pouco de tempo para, quem sabe, acrescentar algumas novas idéias ao dia. (Eu espero ter investido muito bem o meu próprio tempo na redação dele... =) )

Não se pode sequer agradar os gregos e os troianos simultaneamente. Não se pode passar por duas portas de uma só vez. Sempre temos que abrir mão de algo.

Ao valor do que se desiste para poder obter algo, as ciências econômicas deram o nome de “Custo de Oportunidade”.

Nunca se esqueça de calculá-lo.


4 comentários:

Fábio Félix disse...

Curiosidade:

Alguém já escutou a famosa frase de (John Maynard) Keynes, o economista, sobre o assistencialismo do Estado?

"No longo prazo, estaremos todos mortos."

Verdade, eu considero. As pessoas estão morrendo agora, estão adoecendo agora, passando fome agora. Importante se preocupar com a questão futura, um desenvolvimento sustentável, mas, também, com o momento presente, não?

É impossível construir um futuro sem trabalhar no presente.

Patty Marie Jones disse...

Tá, eu só ia acrescentar mais uma frase pra lista incluída no post. No fim, todas significam a mesma coisa, mas todo mundo tem a sua preferida. Essa, se não tem a autoria, tem pelo a divulgação da nossa querida Lucy Jones: "Toda escolha implica numa perda".

Mas essa tua frase... tudo é relativo, com exceção dessa frase rs. Acho que não dá pra gente pensar só no hoje - e acabar com o planeta (tanto pessoas quanto natureza) - ou só no futuro, dedicando milhões à conservação ambiental sem pensar na favela que está a duas quadras da empresa. A gente precisa equilibrar as ações. Mas, na dúvida, melhor fazer alguma coisa do que não fazer nada.

bjos

Carolina Teixeira disse...

Estipular prioridades pode facilitar algumas decisões, a busca por sonhos e conquistas desses podem resultar em não realização de outros fazeres. Concordo na presença constante de trade off em nossas vidas!!! Complicado!!! Porém, necessário.

Rackel disse...

(Sim, vc investiu bem o seu tempo com texto! rs)

Bem... acho q se vc escolheu um determinado caminho, seria mto estressante ficar pensando no q aconteceria se vc tivesse escolhido o outro, sabe?! Será que é mesmo interessante vc ficar calculando seu 'custo de oportunidade', se vc quer mesmo fazer uma determinada coisa?!

bjinhos