quinta-feira, abril 17, 2008

Teoria Geral do Amor (TGA)

A Teoria Geral do Amor é a sistematização em termos e princípios do já observável em situações comuns do dia-a-dia romântico da humanidade. Em linhas gerais, divide-se o amor romântico, em quatro espécies:


* Deslumbre

* Suficiente

* Negocial

* Genuíno (ou Supra-Essencial)


O Deslumbre, geralmente platônico, é o amor sem qualquer base real para sua existência, e, assim sendo, é a espécie mais fugaz dos amores. Pode ocorrer em qualquer idade, mas apresenta-se de forma mais comum em idade jovem.

O amor Suficiente é aquele destinado a estabilizar a procura e fornecer o efeito placebo de se viver um real romance. É “suficiente” por ser melhor do que nada, e por exigir pouco esforço de ambos os lados.

O amor Negocial é aquele que se estrutura na busca de vantagens, e interesses, que podem ser das ordens de satisfação das necessidades sexuais, social de status e benefícios, ou econômico de estabilidade e segurança. Alguns teóricos o consideram uma evolução de cunho capitalista do amor Suficiente.

Por fim, o amor Genuíno, também chamado de Supra-Essencial, é o sentimento expresso em ações e palavras. Chamam-no de Supra-Essencial porque ele excede a essência, isto é, ele não é estável por não ser fugaz como o Deslumbre, embora mais intenso, por não ser o bastante senão quando bem mais que o Suficiente, e por não conter, em si, vantagens de ordem Negocial, mas investimentos sem retorno senão para sua própria ampliação. Seu nome original, Genuíno, se dá ao fato de que as demais possibilidades fazem-se passar por ele. Como regra geral, esta espécie exige alguns preceitos para sua continuidade de existência e para sua manutenção:


  • CARINHO

O carinho é expresso em palavras, toques, olhares, no respeito em trato e diálogo, na consideração de coisas que normalmente passariam despercebidas. Também, é expresso na inegável atração magnética das peles envolvidas nesta espécie de vínculo amoroso e que querem sempre se tocar.

  • AMIZADE

A amizade se expressa em realidades de presença e convívio, conquistando-se a confiança, mantendo-se o diálogo, criando-se um histórico, de companheirismo dos bons e difíceis momentos, e também na fidelidade e confidencialidade.

  • ESFORÇO

Para a inovação, e constante construção de uma realidade que merece ser preservada, garantindo-se o reconhecimento de que, por sua raridade, a espécie Genuína merece ser preservada, e de que ela não está isolada das influências externas ou internas.




A Teoria Geral do Amor (TGA) foi desenvolvida com o intuito de apurar as técnicas de reconhecimento e satisfação das necessidades e realidades que se apresentam no universo dos relacionamentos humanos. Os princípios rapidamente enumerados acima, constantes dos conceitos do amor romântico, tido como o mais complexo dos gêneros do amor, são meros guias a serem observados em meio à presença dos ininterruptos movimentos diários, de forma a contribuir para que confusões em gêneros, espécies, e atributos diversos, sejam evitadas.


Boa sorte no amor, para todos. Mas, também, consciência.

3 comentários:

Anônimo disse...

AMEI, Bonito!
Você conseguiu resumir em otimas palavras, o que as pessoas deveriam fazer para manterem seus relacionamentos saudáveis e duradouros!
Imprevistos acontecem, mas se tivermos a paciencia atrelada aos principios no texto descrito, tudo correra muito bem! :)
É preciso exercitar!
Fenomenal!!!
Babybeijos

Rackel disse...

Tem certeza q são só 4 tipos?
rs

bj

Anônimo disse...

Acho que começo a acreditar na declaração da Paula Toller que estampava a capa de um site de celebridade:

"o amor é um remédio de tarja preta".

Eu acredito, pois é algo totalmente viciante!!! ;)

Beijos