sexta-feira, dezembro 01, 2006

Folclore

Lobisomens, sacis, e conselhos para as moças ainda na idade pura. Mulas-sem-cabeça, crendices, costumes e tradições populares. Mais uma forma de interação, de manifestação cultural, social. A base mais pura do que caracteriza e difere todas as culturas, e, apesar de aparentemente relegada ao plano mais popular, difundida, ao menos como influência, por todas as classes.

O Brasil, essa panela de pressão cultural, apesar de não assumir uma identidade clara neste sentido, é consideravelmente rico em sua produção cultural. Talvez, porque essa manifestação não é uniforme, mas regional, ocasional, errática. As manifestações culturais do Brasil são dialéticas, estando em construção permanente. Absorvemos, criamos, alteramos, recriamos, e geramos nova carga cultural, que passaremos à frente.

E, uma vez que a maior parte dos conhecimentos que nós compartilhamos na sociedade foram obtidos através de aceitação coletiva (consenso, convenções) o que torna as histórias passadas de pessoa a pessoa, de filho a filho, menos reais, ou importantes? É a beleza da simplicidade, e de como dela deriva tudo de mais rebuscado e complexo.

Nenhum comentário: