sexta-feira, dezembro 01, 2006

Corpus Juris Civilis

Para que não houvesse, entre cidadãos, exagero na disputa de interesses que chegasse a afetar a estabilidade do restante da sociedade: um código que regule as ações deles. Para que cada organização, quando tratar com cidadãos, ou com outras organizações não se utilize de malícia para obter ganhos à custa da outra parte. Para todas as formas de negociações e para as mais diversas interações possíveis entre os cidadãos.

Somos tão pouco civilizados que precisamos da intervenção do Estado para regular cada de nossas interações uns com os outros?

Sim, Hobbes tinha muita razão: Nós somos a Leviatã. Cada um de nós, e a nossa soma, uma sinistra ameaça a nós mesmos e tudo ao redor. Triste que nossa salvação seja colocada na compilação de regras que nós mesmos criamos: Sabemos, com clareza, o mais certo a fazer, mas somos fracos o suficiente para precisar que nos obriguem, porque sabemos que não o faríamos por conta própria.

Um comentário:

Anônimo disse...

É, Fá, infelizmente o ser humano está muito pouco desenvolvido para que cada um possa, por si só, regular suas próprias ações...Para isso hoje temos o Estado, porque sem ele realmente tudo estaria um caos ainda maior...