segunda-feira, outubro 16, 2006

Mujahid

Jihad. O esforço maior, a guerra interna, espiritual. A batalha através das muitas forças que se direcionam contra o caminho de justiça e do bem. Essa guerra está em andamento. Esta guerra dos mil séculos, que foi dos nossos pais, e dos deles, e que deixaremos para nossos filhos, e eles para nossos netos, e na qual devemos senão fazer a nossa pequena parte, e nunca presenciar a vitória do duelo.

Dos muçulmanos, conhecemos mais da Jihad pela espada, e do derramamento de sangue. Não me refiro a uma guerra com derramamento de sangue, e espero que ela nunca chegue a esse ponto, porque vejo a derrota moral na apelação para as armas. Não. Nós estamos inseridos em uma guerra moral, travada por toda a sociedade, e pela soma das sociedades. Uma guerra de valores, uma guerra ética: mais uma guerra da formação de indivíduos do que de sua utilização estratégica. Uma guerra não para os soldados, mas para os professores, e para os pais. Um momento para a cidadania, e para o altruísmo. Um momento do qual nos afastamos mais e mais.

Desta guerra cruel, onde não existem adversários claros, saímos frustrados, desgastados, desiludidos. Não encontramos tantas outras pessoas que se importam com as demais, e que tem valores pouco maleáveis. Nem pessoas que entendam que a menor de suas ações irá falar sobre quem elas são, no que acreditam, ou quais são seus valores. (Hoje em dia os valores mais importantes para a sociedade são colocados em medidas ou em dólares)

Nós vimos, nestes últimos anos, a quantidade mais brutal de casos de corrupção já acompanhada no nosso país. E, a grande verdade é que essa falta de caráter que nós temos presenciado não é política, mas social. Nossos governantes apenas seguem à proporção do restante da sociedade. Então, tenha em mente: cada vez que você ver alguém sabotar outra pessoa, tirar alguma vantagem indevida, trapacear ou realizar qualquer atividade moralmente errada, pense em quais valores você sustenta, e lembre-se da importância que você tem em meio a essas marés de corrupção, individualismo, e falta de caráter.

A responsabilidade é de todos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Nossa! Voltou, e voltou com tudo!!!
Preciso tirar um tempo pra ler esse blog! Mas, enquanto isso, fica aí o endereço do meu, antes que você me esgane por ainda não ter mandado. Beijos!!!