segunda-feira, outubro 29, 2007

Castelos (Retorno)

Castelos nas Nuvens

O mundo não é perfeito, disto temos certeza. Vemos seus problemas diariamente, sentimos muitos deles na pele, gostaríamos que algumas coisas fossem melhores, e esperamos ansiosamente (ou ansiamos esperançosamente) por uma mudança que, no fundo, sabemos que jamais virá.
O mundo é de um concreto duro demais, que desgasta os pés de sonhadores que pensam estar caminhando em nuvens. A realidade possui requintes de crueldade e tem maneiras próprias de fazer um cínico de um poeta. Mas ela não possui intenções, apenas é como é, boa ou ruim a quem quer que seja, e vai continuar devastando sonhos com sua indiferença, até que aprendamos a lidar com ela.
O garoto pode viver em seu castelo nas nuvens, o homem deve lutar por cada centímetro. Cresça!, então, e aprenda a deixar sonhos para o descanso da noite. O dia terá em seu lugar metas, objetivos, e planos para obtê-los. Sonhos são as mentiras que as pessoas contam a si mesmas sobre seu próprio futuro: reconfortantes, sim, mas nada mais.


-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-


Castelos de Areia

A vida não é fácil, nem justa. Esforços são feitos em vão, algumas chances nunca são dadas, e méritos não são reconhecidos. Todas as ações, apenas castelos de areia aguardando a maré alta. E pequenos-grandes arquitetos sentem a falta de propósito de um exercício tão finito de suas capacidades. A mortalidade não só do homem, mas de suas ações, um cansaço por todas as coisas passadas e presentes que levam ao temor do futuro, e à inação.
Muitos dos esforços serão em vão, a maioria deles, de fato. Mas, sem qualquer esforço será o tempo, então, passado em vão, todo ele.
A maré subirá, ela sempre sobe, cedo ou tarde. E, seja ela o tempo ou a ação do homem ou uma eventualidade ou tantas outras coisas, ela vai desfazer os pequenos castelos de areia espalhados pela imensa praia, e reduzi-los a nada. É apenas areia, afinal, mas um castelo, ainda que momentaneamente. Aproveite o tempo antes da maré alta, sem receios, sem dores, apenas seja o for, da melhor maneira possível.

Nenhum comentário: